terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Colocando no mapa


É cada vez mais evidente a tendência que apresentam as empresas em disponibilizarem a localização geográfica nos mapas da web. O chamado Geomarketing está em um momento de grande destaque no Brasil e parte dessa expansão nas grandes companhias brasileiras se deve ao avanço da tecnologia, ao acesso à internet e à popularização das ferramentas de localização, como o Google Earth e Google Maps.

Os setores são os mais variados possíveis. Entre os que mais utilizam as ferramentas de Geomarketing, atualmente, estão o bancário, o varejista e o imobiliário. “A semelhança entre eles é que a concorrência é muito acirrada e, ao mesmo tempo, todos têm a gestão de TI bastante parecida. Nesse caso, a mudança de paradigma é incorporar um pensamento não pré-estabelecido e usar o Geomarketing em seu sistema de inteligência, o que promoveria uma verdadeira mudança”, indica Eduardo Francisco, professor da Fundação Getulio Vargas.

A estabilização do mercado brasileiro e a ascensão de uma classe média com grande poder de consumo demanda que as empresas se destaquem cada vez mais no cenário físico, literalmente. “O Marketing Geográfico se divide em três níveis de maturação. O mais comum é que as empresas promovam sua base de clientes e fornecedores em um mapa e, a partir dele, entendam sua atuação. Essa é a porta de entrada para quem quer seguir por esse caminho”, completa Eduardo Francisco.

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