quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Planeje suas vendas em 2013
Não há uma receita ou um modo completamente seguro para se trabalhar com vendas. É um segmento muito dinâmico, no qual cada negociação tem uma característica distinta. Os profissionais que trabalham com vendas têm como principal característica a flexibilidade, pois estão sempre de olho em novas oportunidades e mercados.
“Avaliar o potencial de cada proposta, cliente e da área de atuação, conhecer o perfil dos seus clientes, perceber as oportunidades e gaps do segmento em que atua são iniciativas que vão muito além de alguns números no relatório mensal” apontada Mário Rodrigues, especialista em Administração pela FGV-EAESP. Confira algumas ações apontadas por Rodrigues que podem ajudar um bom planejamento em vendas.
Defina objetivos: para planejar as atitudes que serão tomadas durante o ano, determine o que deseja alcançar. É impossível optar por uma tática, sem ter um norte para seguir. Por exemplo, aumentar a carteira de clientes, com o intuito de melhorar as vendas e expandir seu networking.
Estude o mercado e clientela: o vendedor deve conhecer bem o seu setor e os responsáveis pela tomada de decisão, isso ajudará a enxergar os problemas e oferecer as soluções corretas. Porém, isso exige que o profissional reserve um tempo para estudo e planejamento.
Estipule prazos: faça cronogramas, com prazos para alcançar cada meta e os passos que deverão ser dados dentro do período estipulado. Possuir todo o planejamento em um documento permite ter uma noção de prioridades e urgências.
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