quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brasileiros investem em fundos menos rentáveis de poupança


Quando o assunto é dinheiro, não há sombra de dúvidas de que os brasileiros são cautelosos. Por vezes, o receio em apostar na economia acaba por deixar os investimentos menos rentáveis do que deveriam.

Segundo uma estimativa do Centro de Estudos de Finanças da FGV-EAESP (GVcef), com o corte de 0,5 % na Selic (taxa básica de juros), que aconteceu no início deste mês, cerca de 1 milhão de brasileiros estarão com dinheiro aplicado em fundos de investimentos que rendem menos do que a caderneta de poupança. Para o professor da Fundação, William Eid Junior, pelo balanço da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima), há cerca de 1,1 milhão de cotistas de fundos DI (pós-fixados) e 900 mil cotistas de fundos de renda fixa (prefixado) com ganhos abaixo da poupança, um total de 2 milhões.

A medida do governo visa tornar a caderneta menos rentável para evitar uma migração de investidores dos fundos. No entanto, é um medida prejudicial para os investidores, já que a taxa suga parte do ganho da aplicação e faz diferença no rendimento líquido ao fim do mês.

Com a Selic igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança rende agora o equivalente a 70% da taxa básica mais a TR (Taxa Referencial). Isso significa, no atual patamar de juros, um retorno um pouco maior do que 0,48% ao mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário