segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O SWU e a sustentabilidade


O movimento de conscientização ambiental SWU (Starts With You), que aconteceu esse ano nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Paulínia, interior de São Paulo, foi muito mais que um evento de música com atrações internacionais, foi um festival de artes com foco na conscientização social, com o tema sustentabilidade, que está sendo cada vez mais comentado e valorizado, também, por empresas e corporações.

Uma recente pesquisa realizada pelo GVcev, da FGV-EAESP, avaliou 
um grupo de 315 profissionais de cargos variados de empresas de setores diversos da economia, sob o ponto “Sustentabilidade nas Organizações Brasileiras: Onde Estamos?”, para entender a percepção deles em relação à sustentabilidade. Ao analisar as respostas, foi constatado que “sustentável” deixou de ser um conceito relacionado apenas às questões ambientais. 

Prova dessa conscientização das empresas está no investimento que vem sendo feito em ações relacionadas ao tema, e o SWU é um grande modelo disso. A marca de roupas Levi's, por exemplo, levou o 
Levis Truck para o festival, com várias atrações, como um lounge com jogos de Band Hero para a galera e uma photobooth para deixar registrada a presença no SWU. Vale ressaltar que a montagem do caminhão é Carbon Free! Ou seja, a empresa neutralizou a emissão de carbono proveniente de sua montagem.

Outra marca presente no SWU foi a Melitta, líder no mercado de cafés embalados a vácuo e de coadores de papel, que além do cafezinho, apresentou vídeos mostrando as ações de sustentabilidade da companhia aos participantes, no Fórum de Sustentabilidade.

E você? Acha que as empresas estão, realmente, cada vez mais engajadas nessa causa e investindo o suficiente em ações sustentáveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário