quinta-feira, 31 de março de 2011

Jovens e o mercado de trabalho

A situação econômica favorável e a expansão do mercado de trabalho nos dias de hoje oferece aos jovens boas perspectivas e oportunidades de emprego. Ainda assim, mesmo com garantias de encontrar uma fonte de renda que sirva para a sua autonomia financeira, o jovem que conquista uma posição no mercado espera outras coisas além do salário.

O maior desafio para eles é conseguir reconhecimento pelo seu trabalho. A sua qualificação profissional é também sua identificação e status entre a sociedade, tanto pela família quanto pelos amigos. Além disso, o jovem questiona se deve buscar somente a realização financeira ou também a pessoal. E com todas essas dúvidas e pretensas responsabilidades, ao conquistar um emprego a cabeça do indivíduo fica cheia de expectativas e conflitos.

O mercado acaba se tornando um fruto da idealização do jovem profissional, que também idealiza a si mesmo. É importante que o jovem confronte suas percepções do real e do ideal, separando os anseios pessoais da realidade. Assim, será mais fácil lidar com estes desafios sociais e turbulências pessoais ao longo da carreira.

FONTE: GVexecutivo – Matéria por: TIAGO CORBISIER - Professor da FGV-EAESP – tiago.mateus@fgv.br

Um comentário:

  1. Por isso que o Coaching hoje é fundamental para os jovens recém formados, tanto nas universidades como no ensino médio, fundamental e mesmo mestrados e doutorados.

    ResponderExcluir