segunda-feira, 28 de março de 2011

Fábio Barbosa é um dos nomes cogitados para ser presidente da Vale

Com os rumores sobre a possível destituição de Roger Agnelli da presidência da Vale, alguns sucessores começam a ser cogitados para o cargo. A lista contempla executivos de diversas empresas e até mesmo de dentro da Vale. Um deles é Fábio Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Santander, graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Barbosa tem passagem por grandes companhias, como Nestlé (por 12 anos entre as unidades da Suiça e EUA), Citibank e do Banco ABN-AMRO Real, no qual foi presidente. Em 2008, quando o Santander comprou o grupo, ele assumiu a presidência do banco espanhol. Após a integração do Santander com o Banco Real, no final de 2010, mudou sua posição para presidente do Conselho. Na época, afirmou: "Vou deixar o dia-a-dia da operação para me dedicar mais à definição de estratégias".

A liderança bem sucedida no processo de fusão entre os bancos é um dos pontos que qualifica o executivo para a presidência da Vale. Além disso, ele é conhecido por defender o meio ambiente e ter valores sociais bem fortes - cultura que tornou o ABN-AMRO Real referência em sustentabilidade. Fábio Barbosa também era presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e membro do conselho de Administração da Petrobrás.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário