segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Vendas de Natal atraem clientes para o próximo ano
O grande aumento das vendas durante as festividades de Natal e Réveillon pode gerar reflexos positivos para o ano que vai nascer. Um dos principais fatores para isso é o atendimento e investimento em ideias simples, mas que geram bons resultados. Com criatividade e baixo custo, varejistas podem conhecer melhor as preferências de seus clientes e fidelizá-los.
“Durante as vendas de Natal, os lojistas não se preocupam com fidelização, mas com o atendimento emergencial. Porém, se não tiverem um bom atendimento, além de não fidelizarem clientes, eles podem perder potenciais vendas”, afirma a especialista em varejo Sandra Turchi, professora da FGV-EAESP.
A professora ainda ressalta que o contato do pós-venda da loja com o cliente tem que ser estratégico, com autorização do consumidor, e a comunicação deve conter informações relevantes para não se tornar cansativo ou indesejado. Turchi sugere que oferecer alguns benefícios ou brindes em troca do cadastro incrementa as chances do consumidor se interessar em passar seus dados.
De acordo com um estudo conduzido pelo Sebrae-SP com 2.552 lojistas, mais da metade (55%) não realizam nenhum tipo de ação de pós-venda e 38% realizam cadastro de clientes apenas para crediário e acabam por não utilizar as informações cadastradas para conhecer as necessidades do cliente e, posteriormente, converter esse trabalho em vendas.
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