quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O caminho para o primeiro milhão


Tradicionalmente, o perfil do milionário brasileiro estava na faixa dos 55 anos de idade, empresário ou oriundo do mercado financeiro e geralmente bastante conservador em seus modelos de investimento. No entanto, esse paradigma está sendo quebrado nos últimos anos com a chegada de uma nova geração, em torno de 35 anos, que está por dentro de novidades tecnológicas e se arrisca em novos modelos de investimento, muitas vezes ligados à internet.

Isso é um reflexo do modelo do mercado brasileiro. Diferentemente do Europeu, cujos acionistas têm como meta principal administrar suas fortunas, as economias emergentes como o Brasil possuem investidores mais jovens e que ainda estão acumulando riquezas. Desde 2007, o Brasil produz cerca de 19 milionários por dia. Isso se deve ao fato de que, as áreas de atuação se proliferaram e se especializaram desde a última década. Com tudo isso, somado a atração dos fundos de investimentos consideravelmente estáveis no Brasil e a abertura de capital de diversas empresas nacionais, tem-se o plano de fundo para a proliferação dos milionários.

Segundo os especialistas, quem deseja se tornar milionário deve começar cedo, antes dos 30 anos, pois isso reduz o valor a ser poupado mensalmente e traz a vantagem de acumular capital por um período mais longo, o que pode garantir a realização do sonho de maneira mais rápida. Mas é preciso ter paciência: "Ninguém verá 100.000 reais se transformarem em 1 milhão de reais em apenas dois meses", diz William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV-EAESP.

Um comentário: