terça-feira, 11 de setembro de 2012
Marketing para grandes nichos
Você já ouviu falar sobre Marketing de Cidades? É um conceito que, desde o início dos anos 1990, tem sido praticado em várias partes do planeta e está sempre em pauta nas discussões sobre política pública. O intuito é buscar uma espécie de “identidade” para a cidade, com a qual seja possível realizar investimentos em diversos setores.
Cabe a cada cidade planejar, pensando em estratégias de marketing, como onde encontrar nichos de atuação por meio de atributos inerentes ao local ou região. A “cidade da uva” ou o “lar dos calçados” são demonstrações de preocupações em se criar uma imagem vendável e fazer isso da melhor e mais sustentável maneira possível.
O doutor Vladimir Fernandes Maciel diz que o investimento a ser atraído tem de ser passível de incorporação no uso cotidiano da cidade, integrando-se a ela e induzindo melhorias na infraestrutura, no emprego, na renda, enfim, no desenvolvimento da cidade. Esse é, por sinal, um receio que devemos ter com relação aos investimentos a serem feitos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016: se mal geridos, podem resultar em projetos desvinculados da provisão de infraestrutura para o pós-evento, e desarticulados das reais necessidades das cidades-sede desses eventos.
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