quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pensando no futuro


De acordo com um estudo divulgado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces), empresas brasileiras, que participam do Programa Brasileiro do GHG Protocol, estão gradualmente diminuindo a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

O relatório revela que de 2010 para 2011, as empresas brasileiras que se cadastraram no programa apresentaram uma queda de 1% na emissão de gases do efeito estufa. Pode não parecer muita coisa, mas a perspectiva é que esse número de empresas participantes cresça em progressão geométrica, estimuladas por outras organizações.

A adesão ao Programa Brasileiro do GHG Protocol não é obrigatória. Dentre as organizações que estão no projeto, destacam-se algumas das maiores empresas do país, como a Petrobras e a Vale. "Esse é um mecanismo de auto-regulação, ninguém está mandando que as empresas façam isso, mas sabemos que elas têm o interesse de mostrar para o mundo que estão reduzindo as emissões de gases e mostrar também como seus produtos são competitivos em termos de emissões", relata Mário Monzoni, coordenador do GVces.

A partir do ano que vem, o Inmetro vai passar a creditar as organizações responsáveis por verificar as emissões. "Quando se fala de ambiente, você tem que garantir que essas emissões estão sendo verificadas. Quando as verificações forem feitas no ano que vem, podemos esperar que elas serão feitas com muito mais qualidade", diz Monzoni. O programa é uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas e o World Resources Institute (WRI), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário