sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Professora da FGV-EAESP é autora da obra "Negociação – Como negociam brasileiros e franceses?”


A professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo daFundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), Ligia Maura Costa, é também autora do livro "Negociação – Como negociam brasileiros e franceses?". A obra visa abordar as questões de negociação como base das relações humanas.

O livro ainda aborda os elementos característicos sobre negociações internacionais, e questões relacionadas a disputas, conciliação, mediação e arbitragem. "Os conflitos, hoje, fazem parte da vida da sociedade contemporânea. A indústria do conflito está em plena expansão. Embora os conflitos sejam inevitáveis, sua resolução eficaz e justa é possível de ser obtida (MNOOKIN, 1987:125). A negociação, um dos meios de resolução de conflitos mais importantes nos dias de hoje, existe desde o início dos tempos. A negociação é um meio eficaz de toma da de decisões (ZARTMAN, 1987).

O livro "Negociação – Como negociam brasileiros e franceses?" é da editora Quartier Latin, e marcado nas categorias Direito e Direito Internacional. A obra de Ligia Maura Costa pode ser encontrada nas melhores livrarias do Brasil.

Sobre a autora

Ligia Maura Costa é professora da FGV-EAESP e livre-docente em Direito Internacional pela USP.
É Doutora em Direito pela Université de Paris-X e Mestre em Direito do Comércio Internacional - DESS Université de Paris-X. Ela ainda é Pesquisadora visitante - University of Michigan Law School e Auditeur Libre naUniversité de Paris-I. Bacharel em Direito pela USP e Advogada em São Paulo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FGV-EAESP promove ciclo de debates “Jornadas Impertinentes”



A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) em parceria com o Departamento FSJ e o Centro Extensão Cultural (CEC) irão promover, durante o mês de outubro, o ciclo de debates “Jornadas Impertinentes: A crise do Mundo Contemporâneo”.

O intuito é que alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários fiquem por dentro das questões mais polêmicas e debatidas em nossa atualidade. Dia 06 de outubro (quinta-feira), o expositor Osvaldo Coggiola da USP (Universidade de São Paulo) falará, das 11h ao 12h30 na sala 804, sobre “A crise do Capitalismo”. O professor da FGV-EAESP, Salem Nasser, debaterá questões sobre “A primavera dos povos árabes” no próximo dia 19 de outubro das 11h ao 12h30 na sala 804. E no último dia do Jornadas Impertinentes, dia 26 de outubro, o embaixador Rubens Ricúpero levantará a questão “O 'Império' está caindo?” também das 11h ao 12h30 na sala 804.

A entrada é gratuita e não necessita fazer inscrições. Participe!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FGV-EAESP lança versão em português de “Da Inovação à Política Pública”

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) lançou, no último dia 23 de setembro, durante o seminário conjunto da CEPAL, a versão em português da obra “Da Inovação à Política Pública: Historias de Êxito na América Latina e no Caribe”.
O autor, Francisco B. Tancredi, apresenta os perfis dos 25 projetos ganhadores do concurso, os impactos alcançados, os elementos de sucesso de cada um, o potencial para auxiliar em políticas públicas, além do investimento em sustentabilidade.
A publicação é nada mais que o resultado de cinco ciclos do prêmio de Inovação Social, organizado pela Kellogg/CEPAL.

FGV-EAESP recebe 5 estrelas pelo curso Administração no Guia do Estudante


A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) teve o seu curso de Administração avaliado como 5 estrelas, segundo o levantamento feito pelo Guia do Estudante 2012. A avaliação será publicada no GE Profissões Vestibular 2011 em breve.

As cinco estrelas pelo melhor curso de Administração do país não é uma novidade. Para saber mais sobre o regulamento que avalia as melhores universidades, acesse o site do Guia do Estudante.

A premiação acontecerá no próximo dia 5 de outubro. Acompanhe mais informações pelo site. No dia seguinte a premiação (6) estará disponível nas bancas o Guia do Estudante 2011. Garanta já o seu!

Sobre a FGV-EAESP

Criada em 1954, a FGV-EAESP foi a primeira Escola de Administração da América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e de Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas.

Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca com nota máxima na avaliação do MEC e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

13º Semestre de Debates GVsaúde


O GVsaúde (Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde da FGV) promoverá o “13º Semestre de Debates GVsaúde”. O evento, que acontecerá neste semestre, tem como objetivo apresentar e discutir as experiências e as tendências no setor da Saúde.

No próximo dia 28 de setembro (quarta-feira) haverá um debate com o tema “Dupla Porta: A visão do Setor Público e do Setor Privado”, as inscrições são realizadas até 25 de setembro (domingo).

Além disso, dia 25 de outubro será realizada a palestra “Regionalização e Racionalização dos Recursos Assistenciais” e as inscrições serão até o dia 21 de outubro. Já no dia 25 de novembro, haverá o debate “Cenário para Regulação e Acesso” e as inscrições vão até 20 de novembro.

Os debates acontecerão em todas as datas acima às 19h15, no Salão Nobre da FGV-EAESP. Para saber mais sobre a programação, inscrições e preços acesse o site

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Empresa mineira é vencedora do Desafio Brasil promovido pelo Gvcepe


A vencedora da sexta edição da competição Desafio Brasil 2011 idealizada pela Intel Brasil, coordenada pelo GVcepe (Centro dePrivate Equity e Venture Capital da Fundação Getulio Vargas) foi a empresa mineira CeelBio. A empresa especializada no desenvolvimento de produtos cerâmicos avançados para o mercado médico-odontológico foi premiada no total de R$ 67 mil incluindo dinheiro e serviços de assessoria jurídica, de planejamento estratégico e de marketing.

O segundo lugar ficou para a EuDecido,que atua no mercado de compras de bens duráveis na web. A carioca AchaLá que apresentou a proposta de revolucionar a busca por serviços domésticos no Brasil. Ee o VideoVivo, de Campinas, que trabalha no desenvolvimento de dispositivos móveis que possuem câmera frontal e serviços baseados em localização para propiciar o networking entre compradores e prestadores de serviços on-line, pegaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Os quatro vencedores do Desafio Brasil 2011 concorrerão com startups latinoamericanas no Desafio Intel América Latina. Elas levarão seus projetos para o Intel Global Challenge 2011, competição mundial que acontece na Universidade de Berkeley, na Califórnia. As participantes além de concorrer a prêmios em dinheiro, também terão a oportunidade de apresentar seus projetos para investidores globais e acesso a fundos internacionais de Venture Capital.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FGV-EAESP convida para palestra sobre Varejo Multicanal


O GVcev (Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP) irá promover, no próximo mês de outubro, a palestra Varejo Multicanal – e-commerce, mobile e mídias sociais. O objetivo da palestra é que diretores, gerentes, profissionais do setor de eletrônicos e fornecedores discutam e fiquem por dentro das tendências do Varejo Multicanal, além das potencialidades das mídias sociais e do mobile marketing para o setor.

Os professores da FGV-EAESP coordenarão o evento que será divido em dois blocos. O primeiro com três palestras e um momento só para perguntas e respotas, e o segundo com palestras, case de sucesso e o encerramento. Para acompanhar a programação completa acesse.

Para se inscrever basta acessar o site da FGV-EAESP, ou os sites www.fgv.br/cev, apoiocev@fgv.br. Garanta já a sua vaga!!

Serviço
Varejo Multicanal – e-commerce, mobile e mídias sociais
Data: 11 de outubro de 2011 (terça-feira)
Horário: 8:30 às 13h
Local: Salão Nobre da FGV-EAESP – Rua Itapeva, 432.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Saiba tudo sobre o XXII ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração


A ANGRAD irá promover no próximo mês de outubro, em São Paulo, o XXII ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. O tema do encontro deste ano será “O Ensino de Administração e sua Integração com o Mercado”.

Entre os dias 23 e 26 de outubro, o ENANGRAD promoverá palestras e seminários que prometem ser dinâmicos, diversos e possibilitando uma experiência enriquecedora para quem puder participar. Confira a programação pelo link.

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), que se destacou mais uma vez com 5 estrelas na avaliação do curso de Administração pelo Guia do Estudante, marcará presença no evento.

Faça já a sua inscrição. As vagas são limitadas.


Serviço

XXII ENANGRAD
Período: 23 a 26 de outubro de 2011
Local: Auditório da UNINOVE - Campus Vergueiro
Rua Vergueiro 235/249 - Liberdade - São Paulo

Para maiores informações ligue para PABX: (21) 2233-4971 / (21) 2223-1411 /(21) 2516-3646 ou mande um e-mail para eventos@angrad.org.br

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O GVcev promove palestra de Comunicação Empresarial no Varejo na FGV-EAESP

O GVcev Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP convida diretores, gerentes, profissionais do varejo e interessados para o seminário do GVcev “Comunicação Empresarial no Varejo” que acontecerá no próximo dia 22 de setembro (quinta-feira).

A palestra, com coordenação de Jacques Gelman e Roseli Moreno Porto (FGV-EAESP), tem como principal objetivo apresentar a Comunicação Empresarial no Varejo como uma importante função administrativa para alinhar a estratégia da empresa com diferentes públicos.

Garanta já a sua inscrição. Para mais informações acesse.

Serviço

Seminário: Comunicação Empresarial no Varejo
Local: Salão Nobre da FGV-EAESP – Rua Itapeva, 432
Data: 22 de setembro de 2011
Horário: 8:30 às 13h

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sócio da AOKA é ex-aluno da FGV-EAESP


Ricardo Gravina, 31 anos, compõe o cenário de jovens empresários bem sucedidos. Essa nova geração de empreendedores vem com uma nova mentalidade – a de mudar o mundo visado o lucro, mas sem se esquecer do próximo.

De acordo com informações divulgadas na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a nova geração de empresários objetivam ajudar os 63,5 milhões de brasileiros situados na base da pirâmide socioeconômica, e mais outros 30 milhões que têm alguma deficiência de gerar renda e de aprender a mexer com o seu dinheiro.

Este é o caso de Ricardo, formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) e com especialização em Marketing por outra conceituada faculdade. Com o conhecimento proveniente do melhor curso de Administração do Brasil juntamente com a experiência de comércio exterior e tecnologia, o empresário buscava mais.

Em 2010 Gravina se juntou com o empresário Daniel Contrucci e fundaram a Aoka. A empresa nasceu com a proposta de inovar o mercado de turismo, ou seja, não procura vender apenas um roteiro, mas o conhecimento, as experiências. Os roteiros são construídos em parceria com as comunidades locais, que fornecem hospedagem, alimentação e até mesmo atividades. Além do mais interessante, a proposta consequentemente aumenta a inovação social e rentabilidade dos destinos.

Para quem quiser saber mais sobre a Aoka acesse.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alunos participam de Aula Magna promovida pela FGV-EAESP


A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) foi palco, na última terça-feira (13), da Aula Magna sobre Private Equity e Venture Capital com o professor Adalberto Brandão COO do Gvcepe e Diretor do Desafio Brasil. Durante o evento, os estudantes puderam ficar a par da Indústria que movimenta mais de $36 bilhões de dólares no Brasil, além de tirar dúvidas sobre o tema.

O principal objetivo da palestra foi conscientizar os estudantes da FGV, empreendedores e outros interessados sobre o que é e significa a indústria de Private Equity e Venture Capital, e que as boas oportunidades de emprego de muitos ali presentes estaria nesse ramo.

Para quem não domina o assunto, abaixo segue uma prévia do conceito de Private Equity e Venture Capital retirado do livro publicado pela própria FGV-EAESP “Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores”:

O termo Private Equity refere-se, portanto, em sua definição estrita, a investimentos em participações acionárias (equity) de empresa de capital fechado (private) que: (i) ou não tem tamanho para acessar o mercado financeiro via instrumentos públicos (como o lançamento de ações em bolsa de valores) ou (ii) que já possui tamanho, mas ainda não está suficientemente preparada para ter o seu capital aberto ao público. Em razão de sua característica privada e ilíquida, o investimento de Private Equity enquadra-se na categoria de ativos alternativos (alternative assets), o que requer que o investidor deste tipo de ativo considere um horizonte mais longo que aqueles de investimentos tradicionais para realização dos ganhos.

Os investimentos de Private Equity são tradicionalmente divididos em Venture Capital e Buyout, em que o primeiro se refere às participações minoritárias em empresas em estágios iniciais e o último às aquisições de controle acionário em empresas nos estágios mais maduros. Ou seja, Venture Capital é um tipo de investimento de Private Equity que, por sua vez, é um tipo de alternativo de investimento em ativo financeiro”.


Segundo o aluno da FGV-EAESP, Lucas Abud, o GVcepe espera dos alunos de graduação um aumento do interesse por esta crescente indústria, seja por oportunidades profissionais neste mercado ou por oportunidades de investimento por parte de empreendedores. Além disso, procura sempre incentivar o empreendedorismo de alto impacto, que é intrínseco a indústria de private equity e venture capital e necessário para a sua existência.

Após a aula foi disponibilizado um brunch Break, onde foram entregues os certificados de validação de créditos de atividades complementares.

FGV-EAESP convida candidatos ao MBM para palestra


A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV-EAESP) convida candidatos ao MBM (Master in Businees and Management), jovens profissionais com até 3 anos de formados, a participar da palestra “Carreira em tempos turbulentos” que ocorrerá no dia 17 de outubro na Escola.

O palestrante, professor Renato Guimarães Ferreira, explorará as competências de carreira fundamentais para a navegação profissional nos dias de hoje como: aprendizagem contínua (know-how), networking (know-whom) e construção de uma identidade profissional (know-why).

Após a palestra haverá uma sessão de informação sobre o MBM, onde a coordenação do curso apresentará o programa e esclarecerá dúvidas dos candidatos.

Os interessados em participar da palestra “Carreira em tempos turbulentos” deverão se cadastrar no link “sessão de informação” disponível no site.

Serviço
Palestra “Carreira em tempos turbulentos”
Data: 17 de outubro 2011 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Na FGV-EAESP – Rua Itapeva, 432

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Participe do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2011


Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2011. A iniciativa, que visa premiar empresários das mais variadas categorias, é fruto da parceria entre o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGV - CENN) com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e patrocínio Redecard.

As empresas poderão entrar no Prêmio por meio de duas maneiras: inscrição no site ou indicação de personalidades do meio empreendedor. As inscrições vão até 15 de setembro, e apresentam uma novidade. A partir de agora é possível concorrer a oito categorias. Entre elas estão: Empreendedor do Ano, Oportunidade, Inovação e Crescimento, Jovem Empreendedor, Mulher Empreendedora, Empreendedor Social, Empreendedor Digital e Empreendedores das áreas de Varejo, Indústria e Serviços.

De acordo com o professor de Administração do FGV - CENN, Marcos Píscopo, o objetivo destas novas categorias é tornar a premiação mais abrangente. Dessa maneira, vamos ter um panorama mais completo do empreendedorismo nacional.

Para saber mais sobre o regulamento, acesse o site.

Os resultados finais do Prêmio serão anunciados na primeira semana de dezembro.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O GVcepe promove Aula Magna na FGV-EAESP


O GVcepe (Centro de estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP) irá promover, nesta terça-feira (13), a Aula Magna com o professor Adalberto Brandão COO do Gvcepe e Diretor do Desafio Brasil.

Não perca a oportunidade de descobrir e agregar conceitos sobre a Indústria que movimenta mais de $36 bilhões de dólares no Brasil tornando sonhos de grandes marcas como Ambev, Google, Apple, Peixe Urbano, Buscapé, TOTVS, entre outros, uma realidade.

Além da aula, será disponibilizado um brunch Break na sala 804 onde serão entregues os certificados de validação de créditos de atividades complementares. Garanta já a sua vaga!

Informações:
Data: 13 de novembro de 2011
Horário: 11h
Local: Rua Itapeva, 432, Bela Vista – 4º andar – Salão Nobre

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FGV-EAESP abre inscrições para o MBM em 2012


Buscando qualificação profissional? Não perca a oportunidade de se especializar na melhor faculdade de Administração do País! A Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) abre as inscrições para a pós-graduação Master in Business and Management (MBM) em 2012.

O MBM é indicado para alunos com até três anos de formados, que buscam um aprendizado baseado na discussão dos desafios típicos das empresas. Além disso, o Master in Business and Management tem como principal proposta que o aluno adquira de forma prática um conhecimento mais amplo sobre o dia-a-dia empresarial.

O aluno que optar por cursar o MBM receberá um aconselhamento para desenvolvimento da carreira com os professores da FGV-EAESP, e também irá realizar o trabalho de conclusão exploratório dentro de uma empresa real em aulas presenciais ministradas duas vezes por semana (segunda e quarta-feira – das 19h00 às 22h40).

Aos interessados em mais informações a respeito do programa, a FGV-EAESP irá promover três encontros com os coordenadores do MBM para esclarecer dúvidas sobre o curso nos dias: 12 de setembro (segunda-feira) às 19h , 17 de outubro (segunda-feira) às 19h e 7 de novembro (segunda-feira) às 19h. Os interessados em participar deverão se cadastrar no link “sessão de informação” disponível no site: www.fgv.br/mbm

O processo seletivo será realizado em novembro (27) e será composto por provas de raciocínios crítico e quantitativo, inglês, avaliação curricular e entrevista pessoal.


Serviço
Inscrições abertas para o MBM (Master in Business and Management)
Prazo para inscrição: 11 de novembro de 2011 pelo site da FGV-EAESP
Data da prova: 27/11/2011 – na Rua Itapeva, 432.
Valor da inscrição: R$ 120,00
Início das aulas: fev/2012

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

VII Seminário para Inovação e Desenvolvimento Sustentável será realizado pela FGV-EAESP em parceria com Fundación MAPFRE

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) em parceria com a Fundación MAPFRE realizarão o VII Seminário para Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

O evento, que é uma iniciativa da Consultoria Júnior Pública da FGV-EAESP, tem como objetivo fundamental discutir a maneira como as empresas poderiam buscas inovações para o seu desenvolvimento sustentável. Atualmente é fundamental que as empresas incorporem a sustentabilidade em seu cotidiano. Além do mais, hoje a sustentabilidade ambiental supera as questões de conscientização, a adoção de medidas como esta auxiliam na criação de valores na empresa e, principalmente, na sociedade.

Serviço
VII Seminário Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
Data: 08 de setembro de 2011
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Salão Nobre da FGV – Av. 9 de julho, 2029.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

FGV-EAESP abre processos seletivos para CEAG, CEAHS e MBM para 2012


A Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) abriu as inscrições para as pós graduações do CEAG (pós em Administração reconhecida pela Association of MBAs), CEAHS (pós em Administração para profissionais da área da saúde) e para o MBM (Master in Business and Management) para o 1º semestre de 2012.

As inscrições vão até dia 11 de novembro e podem ser feitas pelos sites: CEAG, CEAHS  e MBM.
As provas serão realizadas no dia 27 de novembro.
Não perca esta oportunidade de se qualificar profissionalmente na melhor escola de Administração do País.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ex-aluna da FGV-EAESP, herdeira e comandante de um império


Liliana Aufiero, 66, levanta cedo e entra na fábrica, sai para o intervalo de almoço às 13h00 e volta as 15h00. Ela fica na fábrica até o anoitecer, e depois retorna para casa. Pós-graduada em Administração na FGV-EAESP, ela é a herdeira neta e comandante da marca Lupo - uma referência por seu excelente trabalho e por ser a única e primeira mulher a frente da empresa familiar antes liderada apenas por homens.
Liliana, assumira o comando da marca em meio a sua época mais turbulenta de crises. Assim, em meados dos anos 90, a  herdeira assumiu o risco mudando o destino da Lupo que estava a ponto de ser vendida. Logo que assumiu, a então nova executiva pediu apenas um ano para conseguir um preço melhor para a venda da empresa, o que na verdade era apenas um artifício para “ganhar tempo” e colocar de vez a Lupo em ordem. “Queria ganhar tempo... e só posso dizer que ainda não me cobraram aquele ano” - comenta a Presidente.
O professor e consultor do GVpec (Programa de Educação Continuada da FGV-EAESP), Paulo Zanni, destaca essa história em seu livro “De Herdeiro para Herdeiro” como um exemplo de sucessão bem feito. “A Lupo conseguiu passar por um dos momentos mais críticos de uma empresa familiar: a chegada da terceira geração. É quando surgem os piores conflitos de interesses. E a Liliana comandou a reestruturação”. Toda a diversificação hoje, aplicada pela Lupo, e todo este seu crescimento também são méritos de Liliana. Antes era uma empresa familiar de meias sem muita expectativa, a beira da venda, e hoje a Lupo detém mais de 14 mil itens, investe em campanhas publicitárias, possui lojas próprias e conta com 5 mil funcionários em uma fábrica de 50 mil metros quadrados - a qual em breve serão 70 mil. “Ela colocou ordem na casa, literalmente. Um dos marcos importantes foi a profissionalização: distinguir o que é família, propriedade, empresa”. Conclui Zanni.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conheça a Júnior Pública – mais um dos projetos da FGV-EAESP

A Júnior Pública é uma consultoria sem fins lucrativos, que é formada e dirigida por alunos da graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) em São Paulo. A Júnior Pública é a primeira e a única empresa Júnior da América Latina a prestar serviços para setores diferenciados, como o 1º e o 3º setor, e este é o seu principal diferencial.

Para esclarecer um pouco melhor sobre o funcionamento, objetivo e estruturação da consultoria conversamos, em entrevista exclusiva, com a Diretora Presidente da Júnior Pública, Gabriela Torquato Fernandez. Confira.




Para saber mais sobre a Júnior Pública e sobre as datas e prazos de inscrição, acesse o site.