terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GVcev seminário: Tendências e Perspectivas para o Varejo 2012

No próximo dia 2 de fevereiro (quinta-feira), o Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP ( GVcev) realizará seu primeiro seminário do ano, com o tema “Tendências e Perspectivas para o Varejo 2012. O evento apresentará um panorama das tendências de mercado para o varejo deste ano, com base em análises do cenário econômico brasileiro e nas novidades trazidas pela National Retail Federation 2012 (NRF).
O evento, direcionado aos dirigentes e executivos de empresas varejistas e seus fornecedores, conta com uma programação dividida em dois blocos, com foco em temas sobre ambiente de negócios e tendências do varejo.
As apresentações são do professor Paulo Henrique Sandroni (FGV-EAESP), de Reynaldo Saad (Deloitte) e Maurício Morgado, professor e pesquisador do GVcev, que abordará “Tendências para o Varejo– NRF 2012”, palestra que fala sobre um dos principais eventos de varejo do mundo, realizado de 15 a 18 de janeiro, em Nova York.
As inscrições podem ser feitas pelo link.

Seu amor a sua empresa é correspondido?


Muitos funcionários de empresa vestem efetivamente a camisa de sua empresa, e acabam declarando totalmente seu amor ao local onde trabalham. Mas, a partir do momento que saem da empresa, muitas pessoas percebem que o seu sentimento declarado não era tudo aquilo que pensavam.

Muitos estudos comprovam que existe esse laço entre pessoas e empresas. Segundo o professor da FGV-EAESP, Fernando Prestes Motta, este elo existe acima de tudo pelo sentimento de identificação com a empresa, uma raiz mesmo. E muito ao contrário do que se pensa, não está intimamente ligada às questões morais, ideológicas, sócio-econômicas ou até materiais.

Outra explicação para a ligação com a empresa é devido ao tempo dos serviços prestados, muitos funcionários ficam durante anos na mesma empresa, em alguns casos até a vida inteira.

Embora a empresa custeie o plano de recolocação e apoio ao profissional, os profissionais não esquecem de sua identidade corporativa em suas emoções.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Solução para mercado de TI

Com o mercado cada vez mais exigente, mão de obra pouco qualificada e gargalo histórico de formação de profissionais, o mercado de TI continua com previsões de defasagem. Isso porque, de acordo com a FGV-EAESP, o mercado necessitará de mais de 1 milhão de funcionários.
O caminho para as empresas é investir nas universidades e em cursos específicos para os profissionais do ramo e em recompensas para os profissionais que permanecerem por mais tempo em seus cargos. Isto auxiliará a evitar déficit do mercado, além de estimular mais os profissionais.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Empresas poderão contar com crédito em 2012

Uma das maiores complicações para a criação e cristalização do negócio de empresas é a falta de crédito. Porém, as previsões para a economia neste ano de 2012 não poderiam ser mais positivas.
A taxa de juros Selic teve uma considerável redução de 12,5% em julho do ano passado para 11% em novembro do ano passado. E a expectativa é que se siga assim, e que atinja 9,5% neste ano.
De acordo com a professora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da FGV-EAESP, Celina Martins Ramalho, a oferta de recursos a donos de pequenas e médias empresas estará abundante.
Apesar das previsões positivas, para quem deseja abrir sua própria empresa haverá um impedimento, o de manter o empreendimento sustentável.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

De empresário para empreendedor

Investir no seu próprio negócio, atualmente, não tem sido um sonho impossível. Segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Registros de Comércio (DNRC) da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MCID), revelam que em 2010 foram 1.370.464 empresas em crescimento, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
De acordo com o gerente de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, Renê Fernandes, o principal erro que compromete muitos empresários é ficar estagnado e ter dificuldades em enxergar as boas oportunidades do negócio. Em muitos casos, esta é principal causa para o fechamento das portas.
Ainda segundo Renê, 99% dos empreendedores que passam pelo Finep não tem consciência de quanto necessitam para investir em seu negócio.
Outro possível erro que pode comprometer os planos é o financiamento errado ou mesmo erro nas cotações. Não ter jogo de cintura para negociar prazo com os fornecedores, também, pode vir a gerar complicações no seu negócio.
O principal segredo do empreendedor é saber valer suas oportunidades.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gastos e cartão de crédito podem complicar consumidores

O início de ano, normalmente, é muito complicado para o bolso dos consumidores brasileiros. Isso porque, além dos convencionais gastos, ainda há IPVA, IPTU e gastos com cartão de crédito, que normalmente vêm mais excessivos por conta do final de ano.
De acordo com o professor de finanças pessoais da FGV-EAESP, Fábio Galo, a solução depende de uma mudança de postura. “O primeiro passo é sempre diminuir os gastos para pagar as contas da maneira mais rápida e eficiente possível”, declarou.
A palavra-chave para as dívidas é organização. Anote o quanto recebe e o quanto gasta por mês e faça isto bem detalhado. A partir disso, faça uma reflexão de seus gastos e despesas.
O professor da FGV-EAESP ainda aconselha a fazer o ABCD dos gastos. “A de alimentar, B de básico, C de contornável (luxos que podem ser cortados) e D de desnecessário. Planejamento é o segredo”, explicou.
Fique atento às pendências de cartão de crédito e, acima de tudo, aos juros a serem cobrados.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Em busca de profissionais de TI

Nunca se falou tanto sobre a cristalização e fortificação do mercado de TI (Tecnologia da Informação) como nestes últimos tempos. Isso porque a revolução tecnológica, ao que tudo indica, parece estar apenas dando seus primeiros passos.
O mercado de trabalho se mostra, cada vez mais, propício e promissor para estes profissionais, e embora haja atualmente propostas abundantes, cursos e especializações para profissionais de TI, isto parece ainda não ser suficiente. Especialmente no quesito e-commerce, os profissionais de TI poderão ficar escassos, gerando um déficit de mais de um milhão de profissionais, de acordo com uma previsão feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Parte deste déficit pode ser atrelada a baixa qualidade do ensino básico público para o investimento nas áreas exatas. Isto tem permitido um gargalo histórico em escolas e algumas universidades.
Segundo o fundador do Centro de Tecnologia Aplicada da FGV-EAESP, Fernando de Souza Meirelles, a escassez de mão de obra não é só fruto do crescimento do mercado (vagas abertas sem profissionais para assumir), mas também de profissionais que ainda não estão preparados.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O que você acha da gestão de Kassab?

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, irá iniciar o último de seus sete anos de mandato mal avaliado pela população e com grandes problemas nas propostas sugeridas. Justamente por estes questionamentos, o prefeito investirá, em pleno ano eleitoral, mais de 4,6 bilhões em obras.
O intuito de Kassab é priorizar favelas e a educação, afim de eleger um sucessor em outubro deste ano. Hospitais, avenidas e construções serão deixados de lado.
Para o cientista político e especialista em gestão pública da FGV-EAESP, Claudio Couto, transformar a cidade em um canteiro de obras, em pleno ano eleitoral, pode prejudicar mais do que favorecer a imagem de Kassab.
Nesta altura do campeonato e com a popularidade em baixa, as reformas podem gerar muito mais contra do que a favores. Segundo o professor de ciência política da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), Marco Antônio Carvalho Teixeira, os problemas de infraestrutura da cidade, como enchentes e precarização de serviços, fizeram do segundo mandato do prefeito um mandato muito ruim.
A fórmula de deixar o melhor para o final e fazer obras significativas para a reeleição própria ou de um sucessor pode não surtir o efeito desejado. Tomemos por base a ex-prefeita Marta Suplicy. Ela conseguiu alterar sua imagem com CEUs [Centros Educacionais Unificados], mas isto não foi suficiente para reelege-la. Com Kassab, pode não ser diferente.
Na sua opinião, como é a gestão do prefeito Gilberto Kassab?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Importados no Varejo

Os consumidores encontrarão com mais facilidade, este ano, produtos importados. Isso porque fatores como a manutenção do crescimento das vendas do varejo e alteração na taxa de câmbio deixarão as áreas de compras externas. Vestuário, bebidas, celulares e eletroportáteis serão mais acessíveis.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), as importações do setor avançaram 40,6%, entre janeiro e novembro de 2011, ao passo que a produção física de têxteis e confecção recuou, respectivamente, 14,8% e 3,2%, de janeiro a outubro, todos em relação ao mesmo período de 2010.
Para o consultor do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, Mauricio Morgado, as importações no ramo de vestuário devem continuar. "Mesmo com mais impostos, os produtos importados ainda chegam de forma competitiva", afirma. Na avaliação de Morgado, os preços dos produtos fabricados no Brasil ainda são altos, pela estrutura de impostos. "Nos Estados Unidos, os consumidores podem comprar roupas por um terço do preço pago no Brasil", compara o consultor.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Inovação nas telecomunicações

A Tesa é uma empresa de tecnologia e telecomunicações para pequenas, médias e grandes empresas. Ela administra áreas de telecom para eventos e condomínios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings e centro de convenções e eventos.
A empresa tem ganhado destaque pela sua história e inovação. O especialista em telecomunicações da Fundação Getulio Vargas, Luiz Carlos Moraes Rego, revela que a operadora instala a central telefônica e redes de fibra óptica para conectar os escritórios do prédio e as antenas de acesso à internet sem fio. Depois, a Tesa fica responsável pela operação e gestão de todos esses serviços. A gestão de uma central telefônica pode ser um diferencial competitivo para conquistar clientes empresariais.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pronto para investir em 2012

O ano mal começou, mas promete vir agitado. As aplicações financeiras e, principalmente, na Bolsa de Valores terão complicações.
William Eid Jr., professor da FGV-EAESP, concedeu uma entrevista à Folha, na qual fez suas considerações sobre o ano.
"O cenário para 2012 será de incertezas, o que vai se refletir numa alta volatilidade nas ações. A renda fixa é o porto seguro para a maioria dos investidores, mas há uma boa chance de queda na rentabilidade. Já quem gosta de arriscar, pode considerar que as ações estão baratas e que vão subir assim que a crise passar.", ressaltou o professor da FGV-EAESP.



Imagem: Mauricio Po Photography

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dólar, investir ou não investir?

Apesar de o dólar ter valorizado em 2011, os investidores ainda permanecem receosos em relação aos investimentos e aplicações na moeda, por conta da volatilidade.
Em 2011, a moeda fechou o ano em alta de 12% em relação ao real, e valia cerca de R$ 1,87.
A grande contradição está justamente na questão da valorização, pois, o crescimento da moeda americana se deu por conta da crise europeia. A previsão para este ano é que a moeda se valorize 18% e chegue ao valor de R$ 2,20.
Apesar da previsão positiva, os investimentos em renda fixa serão menos expressivos este ano. Isso porque haverá uma redução considerável na taxa básica de juros (Selic).
O professor da Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, William Eid Junior, relata que a previsão de redução de 0,5 na taxa Selic não afetará a rentabilidade fixa.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Professor da FGV-EAESP lança livro que faz reflexão sobre a grande imprensa

O professor Francisco Fonseca, pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública da FGV-EAESP, lançou no último mês de dezembro o livro "Liberalismo Autoritário - Discurso Liberal e Práxis Autoritária na Imprensa Brasileira". A obra consiste em um estudo elaborado como dissertação de mestrado, apresentado ao Departamento de Ciência Política da Unicamp entre os anos de 1984 e 1987 –, momento de redefinição da democracia no país.
O livro é uma pesquisa criteriosa e profunda acerca do liberalismo no Brasil, escrita por meio de uma dissertação na íntegra, forma e conteúdo, tendo em vista preservar a essência do trabalho, apenas atualizando a linguagem e o estilo.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Boa para se viver

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, da FGV-EAESP, apontou que a cidade de Araraquara está entre as 16 finalistas para a conquista do Prêmio ''Municípios Que Fazem Render Mais''.
O Prêmio é uma parceria entre a Fundação e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e tem como principal objetivo auxiliar na gestão e planejamento, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Para estar entre as semifinalistas, foi analisada a sustentabilidade (capacidade de institucionalização), transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio e qualidade do investimento e responsabilidade fiscal e social da cidade de Araraquara.
Neste ano, os finalistas receberão a visita de pesquisadores para conhecer algumas das ações desenvolvidas nas cidades e elaborar um relatório.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Já pensou em rever o planejamento profissional?

Como diz o ditado: ano novo, vida nova. Mas já pensou que talvez seja o momento de rever o planejamento profissional deste ano? Normalmente, decisões tais como ter um filho, uma agenda mais flexível ou mesmo a busca por qualidade de vida alteram tal planejamento.
Para o coordenador de projetos em franquias do FGV-CENN (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas de São Paulo) e presidente da Fran Systems, Batista Gigliotti, os profissionais acima dos 35 começam a rever o estilo de vida que levam quererem, em cima disto, planejar
o futuro da melhor maneira possível. A principal alternativa para conquistar essa melhoria de qualidade de vida tem sido investir no lado empreendedor. O principal meio para o sucesso ainda é o planejamento do negócio.
O Sebrae afirma que cerca de 70% das empresas sobrevivem aos dois primeiros anos de atividade (os mais críticos).

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Negócios para abrir em casa

E como diz a frase: ano novo, vida nova. Tempo de recomeçar, mudar de comportamento, de emprego, de cidade etc. O tão sonhado desejo de ter o negócio próprio e trabalhar em casa pode estar muito perto de você. Basta aliar trabalho, habilidade, força de vontade, organização e um investimento inicial.
A Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios elaborou um pequeno roteiro de negócios promissores que podem ser abertos em casa.

Negócio: Design gráfico
Profissão e/ou equipamento: Designer/ bom computador para mexer com arquivos de imagens e boa conexão com a internet para envio de arquivos pesados
Atuação: Desenvolvimento de websites e projetos gráficos em geral, materiais para divulgação, embalagens, entre outros.
Investimento inicial: R$ 3.000
Faturamento médio mensal: R$ 4.000
Média mensal de vendas: de 2 a 3 trabalhos
Preço médio de venda: R$ 1.500

Negócio: Consultoria de imagem
Profissão e/ou equipamento: Formação em Moda ou curso especializado em consultoria de imagem
Atuação: O consultor de imagem também pode ser denominado como personal stylist, ou seja, é aquele profissional que avalia se você esta vestido adequadamente para uma ocasião, se o uniforme dos funcionários está adequado e faz jus a importância da imagem.
Investimento inicial: de R$ 2.500 a R$ 10.000
Faturamento médio mensal: R$ 1.800
Média mensal de vendas: 1 trabalho
Preço médio de venda: R$ 2.000

Negócio: Tradução técnica
Profissão e/ou equipamento: Formação em Letras ou fluência e diploma em alguma língua
Atuação: Multinacionais e grandes empresas necessitam profissionais que traduzam materiais e livros.
Negócio: Tradução de material técnico
Investimento inicial: R$ 3.000 (licença do programa de tradução, dicionários e montagem de um mini-escritório)
Faturamento médio mensal: R$ 5.000
Média mensal de vendas: 90.000 palavras
Preço médio de venda: R$ 0,10 a palavra

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Não as redes sociais, sim a carreira

Um estudo realizado pela líder em e-recruitment, VAGAS Tecnologia, revelou que profissionais com mais de 30 anos não usam redes sociais para alavancar a carreira. Embora haja redes específicas para auxiliar na procura do emprego, ainda existe um pouco de resistência para quem é originário da época do currículo de papel.
De acordo com o levantamento, apenas 8% dos profissionais da amostra, com idade entre 30 e 34 anos, possuem um perfil no Facebook para, por exemplo, uma consulta num eventual processo de seleção. Nas outras redes, o percentual é ainda mais baixo: 11% no Linkedin e 9% no Twitter.
Entre as pessoas com 35 anos ou mais, a porcentagem é ainda mais reduzida, sendo 4% para Twitter e Facebook e 5% para Linkedin.
Uma das possíveis causas para esta menor procura é o índice de escolaridade. Cerca de 40% dos usuários do Linkedin, principal rede de relacionamento profissional, tem o ensino superior completo, 29% está cursando o ensino superior e 26% a pós-graduação.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tendências de investimento em 2012

Após um 2011 economicamente promissor, a tendência, ou pelo menos a expectativa, é que o próximo ano também se desdobre em sucessos. Segundo José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, 2012 não está vindo com um sucesso já garantido, até porque não há como prever, mas já mostra algum crescimento, visto que a previsão para o PIB é de 3,5%.
Os receios econômicos não são diretamente problemas de âmbito nacional. A maior preocupação é que grandes potências, como Estados Unidos e Europa, entrem em recessão.
Barros, em parceria com a Revista Exame, levantou quatro possíveis investimentos para 2012.

Baixa na inflação: Roberto opina que o IPCA termine em 5,5% neste ano, ou seja, a inflação pode seguir em leve queda.
Queda de juros e títulos: A previsão é que a Selic siga a mesma tendência de 2011, e tenha leve queda até os 9%. Isso significa que conservadores podem ficar atentos em investimentos em cardernetas.
Investimentos e ações: Ao que tudo indica, com estas reestruturações econômicas a atenção com os investimentos e ações deve ser redobrada. Embora há as sugestões de alterações do mercado, há sempre também a questão da volatidade e incertezas. Além disso, a tendência é que o setor imobiliário comece a se reestruturar.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tecnologia solar

Tecnologia a favor do meio ambiente e do futuro. Este foi o lema do trio de designers industriais da Solaris, José Vicente (Lisboa), André Castro (Montreal) e Elizabeth Remelgado (Montreal), com a criação dos guarda-sois que são capazes de recarregar equipamentos eletrônicos.
O guarda-sol é equipado com painéis fotovoltaicos, capazes de captar raios solares e transforma- los em uma fonte de energia limpa. O principal objetivo do trio da Solaris é estimular os usuários a
trabalhar em ambientes externos ou nos lugares que julgarem mais adequado.
As duas grandes propostas que vêm junto ao guarda-sol que gera energia é o uso de uma energia
consciente e com uma fonte renovável e estimular a qualidade de vida das pessoas, visto que é possível trabalhar em home office ou em outros ambientes.
O Solaris possui seis espécie de “pás”, cada uma delas com dois painéis fotovoltaicos. As tomadas elétricas que contem na base do Solaris carregam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Empreendedores sem férias

Ao que tudo indica, o final de ano não está apenas ligado a correria de festas e viagens. Uma pesquisa realizada pela empresa de computação RingCentral apontou que a maioria dos empreendedores não planeja tirar férias ou descansar em 2012.
Isso porque as empresas, em especial as microempresas, acreditam que o final de ano e a época de festas são muito promissores aos negócios. O estudo ouviu 300 empresas norte-americanas e 70,4% esperam trabalhar mais neste final de ano. Apenas 14% dos empresários têm o objetivo de sair de férias e ficar longe do trabalho, e 85% deles atenderão ligações de trabalho durante o feriado.
De acordo com a RingCentral, o estudo foi focado mais em pequenas empresas, pois estas tendem a ser mais flexíveis com horários e períodos de recesso.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Você sabe quais são os processos do endividamento? Saiba como se livrar dele

O ciclo do endividamento é dividido em três partes: causa, meios e efeito. As causas são o analfabetismo financeiro, o marketing e a publicidade, e de um grande problema, o crédito fácil disponível no mercado brasileiro. Se pensarmos nos meios, consideramos o cheque especial, o cartão de crédito, crediários, carnês, créditos consignados, que hoje em dia atinge também os aposentados. Esses fatores trazem a tona os efeitos da inadimplência, que podem ser identificados no comportamento do envolvido.
Você sabe como evitar as dívidas? A Revista Você S/A preparou uma série com cinco programas com dicas para ajudar você a se livras das dívidas e evitar o endividamento.
Confira aqui.