quarta-feira, 6 de abril de 2011

As gerações profissionais: baby boomers, X, Y e Z

As mudanças na sociedade e nos perfis das gerações ao longo dos anos também têm afetado o mercado de trabalho. Desde os tradicionais baby boomers até a geração Z, que chegará nos seus primeiros empregos agora, o mundo corporativo tem aprendido a lidar com diferentes visões de mundo. Conheça mais sobre essas gerações e suas características:


Baby Boomers: Profissionais dos 50 ao 69 anos aproximadamente, priorizam o trabalho e são extremamente disciplinados. Dedicam-se à carreira e são leais à empresa. Não é raro encontrar um profissional baby boomer que tenha passado mais de dez anos na mesma organização.

Geração X: De 30 a 49 anos, são profissionais maduros, que buscam equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. O aperfeiçoamento profissional é algo valorizado.

Geração Y: A chamada "geração internet", de 18 a 29 anos, engloba desde os universitários até os recém-formados. Essa geração está sempre conectada e acostumada a fazer tudo ao mesmo tempo. Buscam o reconhecimento profissional e novas experiências.

Geração Z: Os mais novos, de 6 a 17, ainda em formação, nasceram no mundo digital. São impacientes e imediadistas e não são acostumados a trabalhar em equipe.


O convívio dessas gerações podem ser um desafio para a liderança das empresas. Porém, com uma gestão eficiente das habilidades e conhecimentos desses indivíduos, muito pode ser agregado para as organizações.

Um comentário:

  1. Esta mescla de gerações é muito saudável, sou da geração X e aprendo constantemente com estas diferentes visões de mundo.

    ResponderExcluir