sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Sobre a eficiência no trabalho
Muitas horas de trabalho podem gerar grande estresse entre os profissionais. De acordo com um estudo conduzido pelo International Stress Management Association do Brasil (Isma Brasil), cerca de 62% dos 1000 executivos entrevistados das cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul apontam a falta de tempo como fonte de estresse. Pouca gente se planeja direito para cumprir as tarefas. "Se não houver gerenciamento do tempo, o profissional fica refém das circunstâncias", diz João Baptista Brandão, professor da FGV-EAESP.
Tanto o funcionário quanto o chefe precisam estabelecer metas e horários, além de serem transparentes com o que a empresa espera de cada um – o diálogo aberto reflete muito na execução de um trabalho. O período de almoço deve ser respeitado e muito bem aproveitado. Uma soneca entre 15 a 30 minutos melhora a capacidade de atenção e diminui o déficit de atenção, que é o grande causador da perda de rendimento. Esse tempo pode ser usado para ler um livro, revista, ou para outra atividade que desvie a mente um pouco das preocupações do trabalho e relaxar o corpo e a mente.
Ir além do seu trabalho também ajuda muito. Cumprimentar a todos com um sorriso e se mostrar útil pode até ser um sistema para você fazer coisas mais eficientes, mesmo se não houver compensação imediata monetária para isso. Pedir um feedback sobre o trabalho, conversando com o supervisor imediato sobre o que pode ser mudado ou melhorado, é um ponto muito relevante também.
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