quarta-feira, 1 de junho de 2011

O consumidor Y


Os nascidos nas décadas de 80 e 90 formam uma geração que passa o dia conectada à internet, mantêm um grande círculo de amigos on-line, dialogam com diferentes públicos e são sempre rápidos, abertos, informais. Por tudo isso foi denominada como Geração Y.


Além das características acima citadas, os jovens dessa geração são também imediatistas. O presente é o que realmente importa. Por tudo isso, a geração Y representa uma nova classe de profissionais que começam agora a assumir posições de alto escalão dentro das empresas. Porém, não é somente o departamento de RH que a emergência dessa geração afeta, o marketing também deve ficar atento as novidades impostas por esse público.


A nova geração exige mudanças permanentes na forma de construir marcas, comunicar-se com o consumidor e vender. Uma fração dessa transformação tem relação com a lealdade, que no caso da geração Y é zero.


Essa volatilidade pode ser uma ameaça, mas também uma oportunidade para as empresas. Para as marcas já estabelecidas, a regra é não se acomodar, inovar sempre. Já para as companhias que ainda estão conquistando o seu espaço, a geração Y traz oportunidades, pois é um mercado mais tolerante à novidades.


Porém, há pistas que mostram caminhos para conseguir a fidelidade do consumidor Y. Um estudo publicado pela consultoria Insite em parceria com a MTV mapeou 14 características que os Ys consideram essenciais em um produto ou serviço.


As cinco mais citadas foram: "ter estilo próprio", "me fazer feliz", "ser atual", "ser real/autêntico"e "ser único". Na opinião do professor João Baptista Brandão, da FGV-EAESP, esses e outros atributos revelam que existem, sim, rumos para estabelecer vínculos de longo prazo entre as marcas e os consumidores Y. Na visão do professor da FGV-EAESP, a relação entre marcas e consumidores encontram uma analogia nas relações amorosas. Os jovens de hoje, "ficam" com várias pessoas, mas, no final, acabam escolhendo alguém para namorar. Com as marcas ocorre algo semelhante, os Ys experimentam várias, mas, no final, encontram a "marca certa".

Fonte
Fonte foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário